• Dr. Rodrigo Tanus

Gestão do FAP. Uma questão cultural das empresas.

Quando nos referimos a saúde ocupacional, gestão do FAP e todo ecossistema envolvido neste contexto, entendemos que o objetivo principal na qual isso foi criado, seria incentivar uma melhoria nas condições de trabalho e na saúde do trabalhador, bem como estabelecer uma cultura de prevenção nas empresas. O FAP (fator acidentário de prevenção), tem como objetivo, flexibilizar a alíquota da tarifação coletiva de 1%, 2% e 3%, relativas ao RAT (riscos ambientais do trabalho). É uma contribuição previdenciária e é aplicado em todas empresas brasileiras, exceto aquelas enquadradas no regime simples nacional.

O impacto financeiro que o FAP pode gerar nas folhas de pagamento, é muito considerável e onera significativamente as empresas. Seu cálculo, feito bianualmente, em empresas com RAT 3% por exemplo, varia de 1,5% a 6%. Grande parte dos setores jurídicos, contábil e outros ligados a gestão empresarial, ainda desconhecem esse fator de flexibilização da alíquota.

A base e planejamento para que as empresas comecem a adotar medidas que visam a redução do FAP, seria implantar uma gestão e modelo de cuidado na saúde do trabalhador, de maneira coordenada, voltada para prevenção e promoção da saúde, em um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, é importante que uma plataforma faça todo gerenciamento de maneira contínua dos principais indicadores e ações a serem tomadas durante esta implantação, como protocolo para abertura de CAT, gestão dos afastados, entre outros. A avaliação, diagnóstico e contestação do FAP deve ser gerenciada por esta ferramenta, que também está ligada ao modelo de cuidado adotado na empresa.

Dentre os resultados esperados, além da melhora na qualidade de segurança e saúde dos colaboradores, é que haja uma redução significativa desta alíquota, com diminuição dos custos na folha de pagamento, onde a as empresas podem se beneficiar e transformar o bônus do FAP em uma vantagem competitiva, com importante ganho de imagem e cultura, além de melhor produtividade.

23 visualizações0 comentário

Tel: 047-3422-1112

R. Saguaçú, 120, Joinville

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube