• Dr. Rodrigo Tanus

Saúde digital e valor em saúde , novos rumos

Atualizado: Nov 9

Hoje em nosso país, apesar da necessidade iminente de reestruturação dos sistemas de saúde público e privado, pouco se conhecer sobre o que é valor em saúde. Este é um tema muito explorado em países com problemas muito semelhantes ao Brasil, porém ainda temos um bom caminho a percorrer. Valor em saúde significa que precisamos entregar um desfecho clínico (resultado que de fato impacta positivamente a saúde de um indivíduo) com um custo inerente a performance da assistência que prestou o serviço, ou seja, um preço pago pelas fontes pagadoras (indústrias, famílias, sistema público e operadoras de saúde) por resultados e não por procedimentos. Questiona-se também neste cenário, a pertinência da realização de serviços como consultas, exames, procedimentos, cirurgias, pois muitas vezes o custo é extremamente alto por realizar atos que não seriam necessários por condições clínicas específicas, caracterizando um desperdício orçamentário.


Muitas metodologias são empregadas para formatação de um cenário de valor dentro do ecossistema de saúde, porém ainda precisamos entender que não há método ou processo a ser implantado que possamos “pular” os passos de estruturação, planejamento, e principalmente o alinhamento de foco de todos stakeholders envolvidos. Modalidades como capitation, bundles, global payment, fee for service + performance, entre muitas outras ligadas a remuneração por valor, já são muito bem descritas, com suas bases analíticas testadas e validadas, porém, se não aplicarmos a “base” de implantação de tais, os resultados já são e continuarão sendo frustrantes.

Alguns players acabam consumindo muito tempo em analisar qual seria o melhor modelo a ser implantado, ou buscando ferramentas já formatadas e prontas, muitas vezes com sistemática complexa e de alto custo, sendo que não há sombra de dúvidas que a melhor maneira de iniciar esta mudança seria simplesmente adaptar quais são os melhores “skills” e capabilities da sua instituição, e iniciar esta nova jornada de maneira simples, e já desde o início, mostrando-se capaz de pelo menos poder compartilhar parte do risco inerente a implantação da operação (risk sharing). Estas relações visam resgatar ou estabelecer parcerias para instituições que tenham um foco em comum – saúde com base em valor.

4 visualizações

Tel: 047-3422-1112

R. Saguaçú, 120, Joinville

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube