• Dr. Rodrigo Tanus

Qual a importância das healthtechs para revolucionar o cuidado com a saúde

Grande dificuldades presentes muito mesmo antes da pandemia, ameaçavam a sustentabilidade do cenário saúde, referente a fragmentação dos cuidados, custos crescentes e ausência de foco em entrega de resultados que importam para os pacientes. Incumbentes ganharam muita força nos últimos 5 anos, com grande aporte de volume financeiro, motivado pelo grande poder de gerar escala e volume, oferecendo produtos ou acesso com baixo custo para população e também para empresas, que gerenciam grande parte da saúde suplementar no Brasil. Não acredito que possamos definir quais serão os resultados obtidos com o crescimento desses, principalmente no longo prazo, mas podemos considerar que pouca atenção foi direcionada a uma parte, com certeza a mais importante delas, dentro da equação de Valor em Saúde: o desfecho ou resultado clínico. Este é o mais importante para as pessoas !

As healthtechs são empresas, que a partir desta “dor”, buscam através de recursos tecnológicos, trazer soluções afim de diagnosticar e detalhar quais são os grande problemas, bem como solucionar por completo esta difícil equação, de prover acesso, sustentabilidade, melhorando a qualidade assistencial durante toda a jornada dos pacientes, com aumento de satisfação destes (NPS), bem como trazer resultados clínicos muito sólidos, prevenindo agravos e comorbidades, controlando os crônicos, e evitando eventos agudos.

Muitas dessas empresas trabalham com foco muito segmentado, oferecendo soluções por exemplo para leitura de grandes bancos de dados (Data Analytics), mapeamento durante uma jornada assistencial e acesso por telemedicina. Outras já buscam uma amplitude maior em suas soluções, como por exemplo as operadoras de saúde digitais, que visam oferecer ampla jornada do cuidado, desde primário, até terciário, suprindo as deficiências das operadoras de saúde mais convencionais.

Acho que neste momento, o mais importante é entender neste cenário, o empreendedor, ou o time de empreendedores que constroem essas healthtechs, e quais são de fato os objetivos da iniciativa que está sendo apresentada ao mercado. Pontos fundamentais como compreensão do problema e de toda lógica do ecossistema de saúde é o alicerce para construção de soluções que irão gerar valor.

Neste momento existe muito recurso financeiro para alavancar as healthtechs, e grandes oportunidades para tangibilizar iniciativas de empreendedores que de fato querem gerar melhores resultados em saúde para o nosso país. Tomará que não haja desperdício e focar novamente em volume sem geração de valor percebido.

5 visualizações0 comentário

Tel: 047-3422-1112

R. Saguaçú, 120, Joinville

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube