• Dr. Rodrigo Tanus

Valor em saúde e a importância da plataforma como recurso para implantação

Atualizado: Nov 9

Hoje fala-se em modalidades como atenção primária, gestão de saúde populacional, compartilhamento de risco, entre outros ligados à saúde baseada em valor. Sabe-se que para cada um desses e de outros itens, as bases tecnológicas são condições essenciais para que consigamos imputar e alinhar toda a informação, afim de gerar indicadores para tomada de decisão clínica ou no negócio em si.


Inicialmente os prontuários eletrônicos ( ERP’s ) disponíveis no mercado, foram construídos e direcionados a uma metodologia do fee for service, e uma saúde baseada em volume, muito diferente daquela que buscamos daqui em diante. A estruturação dessa base de informação também é muito voltada para direcionar os indicadores a uma matemática antiga, e já muito desalinhada das novas tendências. Além do que, muitas instituições assistenciais pouco alimentaram seus softwares com informação que realmente impactaria positivamente suas ações, e considero que o Brasil ainda vive um cenário analógico na saúde.

A atenção primária, que hoje é uma base que operacionaliza, estratifica e alinha os cuidados, grande parte das instituições que propõem-se a fazê-la, não têm base tecnológica para tal.

Poucas instituições dispõem recursos para desenvolver plataformas próprias, então recorrem a soluções do mercado. Deve-se ter um bom entendimento para escolha, pois uma vez iniciado o input de informações no software escolhido, a migração da base de dados para outro software não é tão simples assim, apesar de ser possível.


Qual a estrutura tecnológica mínima para iniciar?


Recomendo que a estrutura tecnológica mínima viável, para que uma instituição entre com menor risco para sua operação na saúde em valor seriam: EHR (prontuário eletrônico) com input de grande parte das informações clínicas em campo fechado, ou seja, aquele que pode-se ter uma leitura com ferramenta apropriada, ERP, para controle financeiro e um business e clinical analytics, que comumente é chamado de health analytics, para que sejam identificados através dos dashboards, qual seriam os importantes indicadores para tomada de decisão.

1 visualização

Tel: 047-3422-1112

R. Saguaçú, 120, Joinville

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube